Total de visualizações de página

domingo, 4 de março de 2012

Lucky Bamboo – Dracaena sandnerian



Dracaena-Sanderiana
COMO CUIDAR SEU BAMBU DA SORTE
Como qualquer outra planta, seu Lucky Bamboo necessitara de luz, água, e nutrientes sobreviver. Veja aqui algumas orientações que irão ajudar no melhor cuidado dele:
A LUZ: O Bambu da Sorte se da bem com níveis moderados de luz indireta. No mundo natural cresce na sombra densa sob o dossel da selva de áfrica equatorial. Luz direta -- tal como um peitoril de uma janela ensolarada -- é muito forte para ele. Na duvida é luz de menos de preferência a luz demais.
A ÁGUA: O Bambu da Sorte cresce muito bem em água, mas não gosta das sustâncias químicas – cloro e fluoreto, por nomear somente dois – presente nela maioria de água de torneira. Água filtrada ou água de chuva manterão seu Bambu da Sorte saudável mais longo. Se não tem aceso a água de chuva o filtrada deixe a água da torneira em um balde por 24 horas permitir as sustâncias químicas se dispersar.
Vigie o nível de água no recipiente do Bambu, e cada semana mais ou menos, esvazie toda a água e encha novamente o recipiente com água fresca.
O Bambu da sorte plantado em terra deve ser mantido levemente úmido, não encharcado. Não permita que seque completamente.
OS NUTRIENTES: Bambu da Sorte é bastante forte, e freqüentemente cresce bem durante anos somente em água pura, mas pode necessitar algum tipo de “comida” eventualmente.
O melhor tempo para alimentar seu Bambu da Sorte é quando muda a água. Somente adicione um par de gotas de fertilizante de plantas de aquários à água que você usa para encher novamente o recipiente. Você também pode usar uma solução muito diluída de uma fertilizante liquido normal de plantas, usando 1/10 da dosagem recomendado (isto é, se diz 10 gotas por litro, uso só 1 gota por litro para seu Bambu). Se plantado em terra, pode usar uma solução mais forte.
Não alimente cada vez você mude a água! Cada 2 meses—ou mais - é freqüentemente suficiente.
COMO CURVAR SEU “LUCKY BAMBOO”
As hastes de bambu afortunadas são naturalmente retas. Se você quer curvas, você tem que incentivá-las manipulando a posição da planta relativo a sua fonte luminosa. Para fazer isso, você precisará de colocar sua planta onde não há muita luz total, mas com uma fonte luminosa forte de um lado (lembre se de não colocar sua planta na luz solar direta!). Mesmo melhore, corte a extremidade de um lado de uma caixa de cartão maior do que seu arranjo, e ajuste-o sobre ele de maneira que o lado aberto aponte para uma janela e outros três lados e a parte superior estejam protegidos da luz. Após um tempo você observará que as hastes começarão a girar ou se dobrar para a luz. Uma vez que tenha uma curvatura definitiva, gire a planta ligeiramente e ela se manterá crescendo para a luz, e se você manter os giros o você terá uma haste de espiralamento.

Temperatura: O “Lucky Bamboo” gosta de umas temperaturas mais mornas entre de 20º e 30º. Não coloque as plantas na frente dos respiradouros do ar condicionado!
Meios do Cultivo: Além da água, o “Lucky Bamboo”pode ser cultivado em um solo bem-drenado, rico em humus. Mantenha o solo húmido, mas não embebendo.
Fertilizante: As plantas cultivadas em água necessitarão somente ser fertilizadas cada outro mês ou assim, usando um fertilizante líquido muito fraco. Uma única gota do fertilizante líquido é abundância para a maioria de arranjos de seu bambu da sorte.
Problemas: Se uma planta desenvolver raízes pretas, estas devem ser cortadas . As folhas seca nunca devem ser permitidas dentro da água já que podem introduzir bactérias. Pratique a higiene da água mudando ela cada semana com mineral. 
Pontas das folhas de cor marrom: o fluoreto na água, ou o ar estão demasiado secos. Tente mudas para água destilada ou filtrada se você tem usado água da torneira. Se você tem usado um fertilizante (não demasiado freqüentemente, espero!), mude a água e não fertilize por vários meses. A baixa umidade pode igualmente fazer com que as pontas da folha fiquem de cor marrom; lembre se que esta é uma planta tropical, ela gosta de umidade elevada. Se seu clima e seco, borrifique as mudas varias vezes por dia.
Folhas que viram amarelas: demasiada luz ou demasiado fertilizante. Mude a água imediatamente, mova o recipiente mais da luz, e não o alimente de todo por diversos meses. –
Hastes amarelos na parte inferior: demasiado fertilizante. Mude a água e não a fertilize, e terá uma possibilidade pequena da planta se recuperar. Você pode igualmente eliminar a parte de acima das hastes (acima da parte amarela) e enraizar as partes superiores.
Insetos (ou larvas na água ou pontos brancos nas hastes): remova as hastes do recipiente e embeba-as na água ensaboada (o detergente regular de pratos é muito bom, mas algumas gotas são bastante), a seguir limpe cada haste e enxágüe-o bem. Lave o recipiente e as rochas ou os mármores, e então substitua as hastes e adicione a água fresca. –
Algas que crescem na água: demasiados luz e/ou fertilizante. Um recipiente opaco é melhor se você está usando fertilizante. Lave tudo (hastes da planta, recipiente, rochas) e comece-o sobre com agua potável. Mantenha os recipientes de vidro longe das posições brilhantes.
COMO FAZER MUDAS.
Quando seus bambus comecem a ficar demasiado altos, você poderá cortar cada haste uns 3 centímetros acima de um dos nós . Burrifique (molhe em forma de bruma) as partes superiores das hastes com água pode incentivar o crescimento novo - mas espere alguns dias antes de colocar as hastes em água, a superfície de corte tem que ter a possibilidade de dessecar-se primeiramente.
O uso de pó de enraizamento ( hormônio de enraizamento ajudara.
MUITA SORTE COM SEUS BAMBUS DA SORTE!!

2 comentários:

  1. Boa tarde, a ponta superior de uma da haste está a ficar amarela e ao mesmo tempo tem um muda e mais duas bebés a nascerem, não sei como proceder:
    Se corto como diz aqui para eliminar a parte amarela e passar cera de vela quente e fico sem as mudas?
    ou se deixo assim? tenho medo que ela desça pois já tive um exemplo foi descendo e secou. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendaria a vc ver novamente o conteúdo do recipiente ou espaço onde o bambu está...se necessário troque o composto...e busque uma material mais rico em nutrientes...caso não funcione...prossiga como a postagem recomenda...desculpe a demora (e que demora!)...mas tomara q a informação ainda seja útil! Boa Sorte!

      Excluir