Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

minhocario


Imagem

Minhocário
Olá Pessoal,


Seguindo este artigo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equi ... 0734.shtml

Primeiramente, compre caixas de plástico como estas:
Imagem

Estas são da Marfinite e suas dimensões são 42,5(C)x34(L)x14(A) cm e volume útil de 15,5L e custaram R$ 51,00 (3 caixas e uma tampa na cor marrom);

Depois faça as marcações dos furos, não precisam ser muitos, pois se forem muitos podem comprometer a estrutura da caixa e, além disso, minhoca faminta consegue passar pelos buracos.

Imagem

Depois use uma furadeira para fazer os furos em apenas duas das caixas, pois uma caixa que irá por baixo será um coletor de umidade que estiver em excesso e o local onde fica o "biofertilizante", fiz os furos com uma broca de 1/4":
Imagem


Depois forre com papel picado e folhas, não usei folhas pois estou usando a terra e as minhocas de um minhocário que tinha em uma caixa de madeira, mas é importante que haja folhas também;
Imagem

Por fim, coloque um pouco de terra com minhocas e faça furos e coloque restos de frutas (exceto as cítricas), folhas, galhos, nunca coloque carne ou resto de alimentos gordurosos. Mantenha a terra sempre úmida (úmida, não encharcada) e coloque a caixa em um local fresco sem a incidência de sol direto.
Imagem

Divirta-se com a sua criação de minhocas, está é uma excelente prática, pois diminui o volume do lixo, você pode usar as minhocas para alimentar peixes, ou usá-las como isca, o húmus pode ser usado para plantas ou aquários plantados se forem esterilizados e tratados.

É possível fazer este minhocário dentro de um apartamento e este irá ficar sem cheiro, desde que não haja sobrecarga de alimento no início da cultura.

Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário